CALEIDOSCÓPIO

PORQUE A VIDA TEM VÁRIOS PONTOS DE VISTA
Edição de 23/2/2005 - Ano V - No. 244

RENOVAR  
"Todos esses que aí estão
atravancando meu caminho,
eles passarão...

eu passarinho!”
Poeminha do Contra, de Mário Q
uintana
 


Vai passar
Por Paulo Angelim 

Uma pergunta: Você está agora, neste momento, muito alegre por algum motivo particular, digamos alguma conquista ou recente experiência, memorável? Tenho uma péssima notícia para você. Isso vai passar. Próxima pergunta: Você está agora muito triste, melancólico, cabisbaixo por algo que lhe aconteceu, que lhe contrariou, abalou e tirou seu ânimo? Pois calma, vai passar.  

A vida passa. Você passa. O que você tem e o que você sente também passam. Se não tiver cuidado até mesmo o que você é passa. Como dizia um grande amigo, até “uva passa”. Pense em suas conquistas anteriores. Lembra daquele sentimento bom que lhe invadia, aquela alegria incontrolável por ter comprado o carro novo, começado o namoro tão desejado, conquistado o emprego tão disputado, entrado na universidade tão sonhada? Pois passou. “Ah, eu queria que esse momento jamais acabasse, que durasse eternamente...” Ilusão, pura fantasia descolada da realidade! 

Da mesma forma, lembra de todas aquelas vezes que você queria morrer por estar enfrentando um dilema, um conflito ou um trauma que certas circunstâncias da vida lhe proporcionaram, ou algo que sua própria decisão equivocada lhe causou? Também passou. Não tem jeito, tudo isso passa.  

Ora, se essa é uma verdade inquestionável, a de que tudo passa, porque não nos preparamos e nos aquietamos diante da infalível volatilidade da vida. Porque nos falta a esperança quando estamos no fundo dos poços emocionais? Porque nos faltam a cautela e o zelo quando estamos no cume das alegrias momentâneas? Existem pessoas que pensam que tudo permanece. Têm um olhar momentâneo, de curto prazo. São incapazes de perceberem a vida como um filme. Só conseguem ver a foto revelada no instante que vivem suas emoções. Não se aquietam, não esperam, não deixam que o senhor da razão, o tempo, faça sua parte, fazendo passar o que por poucos instantes já foi. 

A dor chega, se instala, nos mói, nos faz contorcer e, quando vai embora, dizemos: PASSOU. O ônibus que se foi e não alcançamos PASSOU. Mas nos conformamos: “vamos esperar o próximo”. A namorada ou namorado que não são mais, são, agora, passado. “PASSA esse prato, por favor”. Passamos também a pergunta que não sabemos. Até o que é inerte passa. Ou por casa não passa uma certa rua próxima de sua casa. Mas como pode uma rua passar? Simples: é porque por ela passam. Passe também o que não mais lhe serve para frente, deixe que alguém continue a usá-lo. Ou então, passe aquela roupa amassada, use-a, mesmo que você tenha certeza que ela irá amassar novamente, e mais uma vez precisará ser passada. Não tem jeito, a vida vai e vem e tudo passa. Nem mesmo aqueles que afirmam ficar, ficam. Porque se vivem, mudam. E se mudam, passam, mesmo que no mesmo lugar. Tudo passa. Você passa. 

Os mais antigos costumavam chamar a morte de passamento. Alguns ainda a definem como passagem. Dizem que o fulano “passou dessa para uma melhor”. Conta-se até uma lenda, que um turista americano viajou vários dias para conhecer um grande guru indiano. Chegando na casa dele, de mala em punho, assustou-se pela cada não ter praticamente nada, a não ser uma cama, uma mesa, uma cadeira, uma prateleira e muitos livros. E ele perguntou ao guru: “Mas o senhor só tem isso?” No que o guru respondeu com uma pergunta: “E você, só tem esta mala?” O turista respondeu: “Sim, mas eu estou aqui só de passagem”. No que o guru devolveu: “Meu filho, nesta vida, eu também”. 

Lógico que o que passa não necessariamente se acaba. Mas certamente se transforma. “...as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo” (II Co 5:17). “Por isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia” (II Co 4:16). As relações, por exemplo, se transformam, sem necessariamente se acabar, mas passam. Ou você, que é casado há anos, ou até mesmo meses, acredita que tem o mesmo relacionamento que antes. Não! Mesmo que continue com a outra parte uma mesma forma de relacionamento – amizade, casamento, sociedade –, a natureza, intensidade, algumas características desse relacionamento já passaram. Os sentimentos mudam, passam, e se transformam. Outras vezes, as relações passam se rompendo. Mas é certo que não permanecem. 

Será então que estamos aqui, neste mundo, somente passando. Será que viver é passar, e não permanecer. Será que nada permanece, será que nada fica? Mateus e Marcos registram que Jesus afirmou: “os céus e a terra passarão, mas minhas palavras não hão de passar”. 2000 anos depois, suas palavras continuam ecoando nos quatros cantos da Terra e maravilhando vidas, passando por corações que se transformam ao debulhar da beleza de seus ensinamentos (que não passam). Sim algo permanece, mas não é humano. Tudo que é humano, mesmo imaterial, passa. As coisas que permanecem transcendem nossa existência, nosso plano. Só o que é espiritual permanece. “Não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas” (II Co 4:18).  

O sorriso pela piada gostosa; o choro pelo ente que se foi; passam. Mas a sede por Deus, e por suas coisas, aquelas que são do alto, permanece em nossos corações. Mesmo que travestidas em forma de desejo, dúvida, certeza, apelo, choro, alegria. E esta sede somente passará quando, finalmente, e para sempre, chegarmos em sua presença. Aí, tudo que se foi terá passado, e nada mais passará. Tudo será eterno. Como Ele é. 

Por enquanto, simplesmente aceite a idéia que tudo passa. Mas não faça disso motivo para não agir, achando que tudo vai passar por si só. Os sentimentos bons, as alegrias certamente passarão, mas podem permanecer por mais tempo, durar mais, se você intervir no processo, se você agir. Da mesma forma, se você agir, fazendo algo de valor por si mesmo, as coisas ruins podem passar mais rápido, mesmo sabendo que elas poderiam passar sozinhas. Então, aprenda a esperar pelo tempo, diminua suas ansiedades e angústias, sabendo que, felizmente, as coisas ruins passarão, mas que, infelizmente, as boas também. Deposite sua esperança nAquele que nunca passa, e com isso aumente o tempo do gozo das alegrias, e reduza o tempo da dor das tristezas e insucessos. Mas sabendo que eles sempre passarão.  

Só não vale dizer que “na vida, todos somos passageiros, menos o cobrador e o motorista.” Não, você não é passageiro. Você é, na verdade, tem que ser motorista. Tudo que você tem e sente é que é passageiro. Mas isso é assunto para outro texto. E só quando o tempo passar. Esperemos!

Compromisso de hoje: Vou me aquietar mais e aprender que as coisas passam, cedo ou tarde, mas passam.

Abraços, bênçãos e SUCESSO!

Paulo Angelim
Consultor e Palestrante nacional em Marketing, Vendas e Motivação
http://www.pauloangelim.com.br, pauloangelim@uol.com.br

Fique a vontade em encaminhar este boletim para os colaboradores de sua empresa, amigos ou parentes, ou veicular este artigo em sua publicação, desde que identificando o autor e site. Obrigado!

Veja algumas fotos do Lançamento na SICILIANO

LANÇAMENTO
Chegou meu quarto livro. O primeiro na área de vendas, e dirigido para o mercado imobiliário. Na verdade, é o primeiro livro no Brasil que se dedica exclusivamente a ensinar o corretor de imóveis a vender mais em menos tempo. Mas também pode e deve ser usado por todos aqueles que querem conhecer mais sobre vendas consultivas.

OFERTA:
R$29,90,
já incluído o frete.
Ligue para 0xx85-3264.0064, ou envie e-mail para suyanne@varejum.com.br e receba em casa seu livro autografado!

CONHEÇA MAIS SOBRE O LIVRO

Testemunho sobre o livro "Seja você um campeão de vendas".

 

Ler Paulo Angelim é como participar de uma de suas agradáveis palestras ou de uma longa conversa franca com o autor, aprendi muito em seu livro "Seja você o campeão de vendas". Certamente ele tem me motivado e me moldado para eu vender mais imóveis em menos tempo. Seu livro esta cheio de princípios, conceitos, exemplos, regras e dicas, para buscarmos o aperfeiçoamento de uma técnica pessoal, num melhor atendimento aos nossos clientes.

 

Senti-me muito honrado do nome da minha imobiliária ser mencionado como um bom exemplo no seu livro. Temos usado este, e outros métodos explanados ali e em suas palestras, no que posso lhe garantir: - Funciona mesmo!!! 

 

Acho também que seu livro deveria ser lido e usado como um manual por todos os corretores. Eu mesmo já comprei um exemplar para cada um dos colaboradores da minha empresa, e usado obrigatoriamente nos cursos de formação de corretores(os TTI) espalhados pelo país. Talvez se você dedicar mais tempo em uma bibliografia, ou se houvessem as referências bibliográficas, certamente seria um dos mais requisitado nas universidades de marketing, vendas e de Cursos Superiores de Corretores de Imóveis.

 

Certamente todo o mercado imobiliário agradece e ganha muito com publicações como esta, muito obrigado Paulo, “BENÇÃOS E SUCESSO!!”

 

Erinaldo Alencar
Sócio-diretor da Gladys Imóveis
www.gladysimoveis.com.br

Apoio

 

PALESTRAS  

AGENDA DE FEVEREIRO

VOCÊ SABIA...

1/2 - "Motivando-se para fazer a diferença", Colégio Batista
12/2 - "Motivando-se para fazer a diferença", Correios For - BNB
18/2 - "Experiência: a nova fronteira do marketing", Abradilan - São Paulo
19/2 - "Motivando-se para fazer a diferença", IPF
23/2 - Estratégias de vendas: como vender mais em menos tempo, Royal Imoveis - Brasília
24/2 - "Motivando-se para fazer a diferença", Santana Textil
26/2 - Princípios da liderança eficaz
28/2 - "Experiência: a nova fronteira do marketing", IBDE - São Paulo

...que em todas nossas palestras, as notas médias são sempre acima de 9,0? Veja na página www.pauloangelim.com.br/avaliacoes.html  os resultados de nossos últimos eventos.
________________________________________________
V
eja a seguir as notas médias concedidas por mais de 70 participantes das Lojas Skyler, que participaram em 01/06/2004 da palestra "A motivação como fator indispensável para o sucesso"
. 
Assunto apresentado= 9,70

Domínio do Assunto= 9,95
Didática/Metodologia= 9,65
Qualidade do áudio/visual apresentado= 9,90
________________________________________________
Entre em contato conosco caso deseje que lhe apresentemos uma proposta de palestra ou treinamento para sua empresa, nas áreas de Marketing, Vendas ou Crescimento Pessoal/ Motivação.
pauloangelim@uol.com.br

EVOLUÇÃO NO NÚMERO DE PALESTRAS
1999 2000 2001 2002 2003 2004 2005
21 32 50 61 77 90 20

 


VEJA COMENTÁRIOS SOBRE ALGUMAS DE MINHAS PALESTRAS E DE MEUS TEXTOS.
VEJA TAMBÉM FOTOS DE ALGUNS EVENTOS (www.pauloangelim.com.br)

Boletim Informativo do FGTS da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL - Edição 33 - ENCONTRO GIFUG/FO 2004

No dia 10.12.2004, ocorreu o Encontro de Final de Ano da GIFUG/FO, com o objetivo de promover momentos de reflexão, de integração e confraternização de todos os empregados, prestadores e estagiários da GIFUG/FO. O Encontro iniciou-se com uma palestra da Gerente de Filial Andréa Novais, que realizou um balanço das principais realizações da GIFUG/FO em 2004. Logo após, seguiram-se as palestras do Gerente Operacional da GECON - Paulo de Tarso, juntamente com o Gerente de Relacionamento Institucional da SUFUG, Tunas de Sousa, que reforçaram os princípios e valores norteadores do trabalho da SUFUG, além de mostrarem, através de filmes institucionais, a importância do FGTS para a sociedade. Após um farto coffee-break, houve a palestra do consultor Paulo Angelim, que empolgou a platéia falando sobre “Motivação e Crescimento Pessoal ", sendo ao final aplaudido de pé por todos os presentes, que, neste momento, já estavam completamente envolvidos e integrados.

Amigo e Prof. Paulo:
Quero registrar minha admiração e parabenizá-lo pela brilhante palestra proferida aqui na FEAPA. Veio ao encontro de todas as expectativas. Com certeza nossos quadros de docentes e funcionários terão um comportamento diferente após sua inspirada atuação na palestra. Rogamos a Jesus que continue lhe iluminando e lhe usando para que muito mais pessoas possam ter a oportunidade de assisti-lo. Fique com Deus. Abraços
Armando Amancio
Vice-reitor FEAPA

Olá Paulo,
Adorei sua palestra. Fui por curiosidade, principalmente para te conhecer. Pensava cá com meus botões :  que carinha é esse que o pessoal
fala tanto, será que é tão bom assim, duvido! Deve ser outro chato. Já participei de várias palestras, mas igual a tua ainda não tinha assistido. Parabéns!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Grata,
Beth Miranda Seara
Rio de Janeiro - RJ

Paulo você é dez+, muito mais que demais. Assisti sua palestra no CONCIRIO, e nunca mais deixei de me lembrar de suas palavras, indico seus livros, e tenho tentado junto ao SENAI de Resende-RJ, que tragam para os resendenses a oportunidade de assistirem a melhor palestra de suas vidas. Um grande abraço e obrigado por você ser quem é. 
Teresinha Dias
Rio de Janeiro - RJ

A paz, Paulo:
Sua palestra na FIRJAN-RJ só confirmou o que suas palavras mostravam: ser uma pessoa maravilhosa, abençoada. Estou tentando convencer meu chefe a trazê-lo para dar uma palestra para nossa empresa, acho que seria bem interessante. Que Deus continue abençoando seu trabalho!
Roberto W. Oliveira
Internet / Marketing
Shoptime.com

OBRIGADO!!!

Prazer em conhecê-lo Paulo, meu nome é Dimas Augusto, 18 anos, moro em São Paulo. No começo deste ano ouvi meu pastor (Anésio - Comunidade Carisma - Osasco) ler um belo texto teu, que trazia uma experiência que vc teve com um engraxate. Achei o texto maravilhoso, realmente vc foi usado por Deus para tocar a vida de muitos membros da minha igreja, principalmente a minha.Ficaria honrado se o Sr. pudesse mandar para mim, via e-mail, todos os artigos que escrever.
Saiba que defendo a tese de que nós, alunos, deveríamos ler artigos de escritores atuais, com visão moderna, antes citava o nome de Luis Fernando Veríssimo, agora saiba que o teu também está incluso. Parabéns, continue assim, tocando vidas com a mensagem vinda de Deus.
Dimas Augusto.

Querido amigo Paulo,
Ler suas matérias e, principalmente, colocar em prática aquilo que entendo, tem sido muito bom para minha carreira profissional e pessoal, mas este assunto em específico, "Olhando para a morte", chamou muito a atenção, pois eu faço isto todos dias de forma bem literal.
Fábio Martins Aurélio.

Já li vários textos de sua autoria, mas este é o máximo ("Dê um basta!"). O mais real de todos eles. Muita realidade e sinceridade em poucas palavras. Parabéns! Um abraço,
Alexandre.

Olá amigo Paulo, tudo bem?
Admiro muito o seu trabalho, você transmite muito amor pelo que faz, além de ser entusiasmado, apaixonado, enfim, muito dedicado a família, ao trabalho e a sociedade, nessa ordem... Quando leio os seus textos, sempre encontro algum trecho, alguma frase que tem tudo haver comigo, e aí me sinto motivada a continuar ou me incentiva a mudar de postura. Sempre quis lhe escrever, mas não tinha sentido aquele sinal, aquele alerta que dispara dentro da gente quando temos alguma coisa guardada esperando o momento certo. Pois é, esse alerta disparou hoje e quero lhe dizer que você é um "SER" muito abençoado por Deus. Teria muitas coisas pra lhe dizer, mas não preciso me estender muito, pois acredito que você deve está sempre recebendo muitos elogios e não é essa a sua fonte inspiradora. Sei que a sua inspiração vem dos ensinamentos de JESUS CRISTO. Bom, só tem uma coisinha que gostaria de destacar, é a sua sensibilidade pra perceber, compreender, aceitar e repassar a contribuição de todos os grandes homens e mulheres, mesmo aqueles que não são notados ou não são pessoas públicas (conhecidas). Achei muito lindo a sua referência ao Raul Seixas em seu livro MORRA E MUDE. Apesar de seus princípios religiosos, não está cego para as virtudes que existem mesmo em pessoas que escolheram trilhar rumos diferentes de seus princípios. Um grande abraço,
Alcineide A. Pimenta

 

Últimos Boletins:
Olhando para a morte - 28/1/2005
E quando a luz apagar - 20/12/2004
Não destrua, desconstrua - 14/12/2004
Cansei de só falar com Deus - 29/11/2004
Afinal, quem sou eu? - 08/11/2004
Não basta ser bom - 24/10/2004
Lamento, mas quero ser grato - 11/10/2004
Vida prematura - 30/09/2004
Sonhos não levam a lugar algum - 20/09/2004
Existe uma verdade absoluta - 02/09/2004
Vencer na vida... pura tolice! - 25/08/2004
Viver não vale a pena - 10/08/2004
Não seja termômetro - 02/08/2004
A vida não tem mapa - 21/07/2004
Você é o que faz, não o que diz - 13/07/2004
E se... - 05/07/2004
Na vida não existe anti-spam - 25/06/2004
Não existem dias ruins - 18/06/2004
Homens de honra - 11/06/2004
Dê um BASTA! - 04/06/2004

Fique em paz! - 28/05/2004
Pedras no rio - 21/05/2004
Pare de apagar sua luz - 13/05/2004
Você não está só, nem desamparado - 06/05/2004
É hora de decidir - 30/04/2004


Apoio
 

          

   
SHOPPING  

Desenvolvimento Profissional

Por que eu não pensei nisso antes?

Morra e Mude

* Prezado Paulo, terminei de ler seu novo livro. Gostei muito, muito mesmo. Parabéns e que Deus continue abençoando você, sua familia e seu trabalho. Daniel Godri, www.godri.com.br

Você ainda não adquiriu meu primeiro livro? Ainda não presenteou alguém com um exemplar? Pois ele já está na segunda edição e tem feito, graças ao bom Deus, uma grande diferença na vida daqueles que o lêem.

Chegou meu terceiro livro. OFERTA:
R$24,90,
já incluído o frete. Ligue para 85.264.0064, ou envie e-mail suyanne@
varejum.com.br
e receba seu livro autografado!
Testemunho

Oi, meu nome é Débora e estou enviando esse e-mail só para dizer que gostei muito do seu livro: PORQUE NÃO PENSEI NISSO ANTES. Foi meu primeiro contato com uma obra sua, mas mesmo assim parabéns! Ele com certeza me ajudou e me ajudará muito ainda, já que estamos em constantes mudanças.  Também é muito bom saber que existem pessoas tão inteligentes e capazes aqui em nossa terra. Bênçãos e Sucesso!!
Debora

Paulo Angelim,
Li em uma matéria na Revista Show da Fé, nº 58, na página 21, um depoimento em que a dona de casa Teresa Freitas, diz que mudou completamente seu modo de ver a vida quando ganhou de presente o livro Desenvolvimento profissional (Editora Mundo Cristao), de Paulo Angelim. "Um amigo sabia que eu estava deprimida e deu-me o livro. Precisava de tudo o que estava escrito ali para abrir meus olhos e pensar diferente", assinala Teresa. Fico feliz em saber que seu livro pode ajudar as pessoas desta forma. Estive em uma palestra sua na Firjan e fiquei encantada, do modo que você expõe as coisas com clareza. Um abraço,
Helenice Lessa

Oi,Paulo
Parabéns pelo o seu último livro. Ele é  maravilhoso! Para mim ele é o melhor que vc escreveu. Valeu muito a pena o preço que paguei para consegui-lo. Que Deus te abençoe. Um abraço,
Drica

Paulo,
Não sei se você vai lembrar de mim, mas isto pouco importa. Tive oportunidade de te conhecer pessoalmente num vôo São Paulo- Fortaleza, me chamo Gabriela. Naquela ocasião pudemos conversar bastante. Coisa de Deus, colocar você e suas palavras tão sábias naquele momento. Há muito vinha querendo te escrever, mas esperei até ler "Morra e Mude", como você havia me indicado. Confesso que revivi aquele vôo. Parecia que estava ouvindo você falar, foi bom, muito bom!!! Gostaria de te parabenizar pela pessoa que vc é, por gostar de gente e fazer tão bem o que poucos fazem, entender a alma humana. Certamente terei oportunidade de ler seus outros livros ou quem sabe te contar o quanto eu pude conquistar depois de ter aberto mão de algumas coisas. Obrigada, que Deus continue te iluminando e enchendo a tua família de graças. Beijos!
Gabriela

 

Conheça os vários cursos de Marketing e Vendas do IMV - www.imvnet.com.br

 
BIBLIOTECA  

Artigo na coluna CONTRAPONTO, no site da revista VOCÊ S.A 

Sua mente cansa
Todos nós que vivemos as tensões e o stress do mundo corporativo temos a resist6encia mental testada. Por Paulo Angelim

Clique aqui para ler nossos artigos sobre Marketing, Vendas e Crescimento nas revistas EXAME, VOCÊ S.A. On-line, VendaMais, e ainda nossas colaborações na PEGN.

   
Nossas empresas  
   
BÊNÇÃO FINAL  

"O Senhor te abençõe e te guarde;
o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a Paz". (Nm 6:24-26)

Que o Senhor esteja à tua frente para te mostrar o caminho certo;
Que o Senhor esteja ao teu lado para te abraçar e te proteger;
Que o Senhor esteja atrás de ti para evitar que homens maus te armem ciladas;
Que o Senhor esteja junto de ti para te amparar quando caíres;
Que o Senhor esteja dentro de ti, para te consolar quando estiveres triste;
Que o Senhor esteja acima de ti para abençoar-te;
Assim te abençoe e te proteja o misericordioso Deus Pai, Filho e Espírito Santo, que te envia agora para transformares o mundo em nome de Jesus.
Amém e Amém.

 
Caso deseje saber de onde se originam meus reais valores morais,
clique aqui
.

"Por isso não desfalecemos; mas ainda que o nosso homem exterior se esteja consumindo, o interior, contudo, se renova de dia em dia." Apóstolo Paulo, aos Coríntios, 4:16

Caso deseje assinar nosso boletim, envie um e-mail em branco para assinar-caleidoscopio@grupos.com.br.
Caso deseje remover seu e-mail, envie uma mensagem para pauloangelim@uol.com.br.